Revista Eletrônica de Anatomia & Ciências. v.3,n.2,p.1,(Jul-Dez).2013

Revista Eletrônica de Anatomia & Ciências. v.3,n.2,p.1,(Jul-Dez). 2013 

NEUROANATOMIA FUNCIONAL E CLÍNICA DO CEREBELO

FUNCTIONAL NEUROANATOMY AND CLINICAL OF CEREBELLUM

Ronald de Mesquita Soares Rega
Biomédico - Anatomista

    O cerebelo é a única parte exclusivamente motora do sistema nervoso central, estando limitado anteriormente pelo tronco encefálico e superiormente pelo lobo occipital do telencéfalo. Suas principais funções são o controle dos movimentos voluntários,  manutenção da postura e do equilíbrio, controle do tônus muscular e  aprendizado motor. Sua superfície externa apresenta pequenas dobras transversais cujas elevações são chamadas de folhas do cerebelo e as depressões são chamadas de sulcos, internamente podemos observar uma substância cinzenta periférica chama da de córtex cerebelar e  uma substância branca central chamada corpo medular do cerebelo. Mergulhados na substância branca estão os quatro pares de núcleos centrais: denteado, emboliforme, globoso e fastigial. O núcleo interpósito é formado pelos núcleos emboliforme e globoso.

DIVISÕES DO CEREBELO
Anatomicamente o cerebelo pode ser dividido em:
a)Vérmis ou verme – parte mediana.
b)Hemisférios – grandes partes laterais unidas pelo vérmis.
Funcionalmente o cerebelo pode ser dividido em:
a)Cerebelo vestibular ou arquicerebelo – pequena parte que mantém conexão com o ouvido interno e está relacionado com o equilíbrio.
b)Cerebelo espinhal ou paleocerebelo – parte do vérmis que mantém conexão com a medula espinhal e está relacionada com a coordenação motora dos membros inferiores, portanto, com a marcha.
c)Cerebelo cortical ou neocerebelo – representado praticamente pelos hemisférios e que mantém conexão com o córtex cerebral. Está relacionado com a coordenação motora dos membros superiores.

SÍNDROMES CEREBELARES
a)Síndrome do arquicerebelo – geralmente observado em crianças sendo causado por um tumor no tecto do mesencéfalo que comprime pequena parte do cerebelo causando como sintoma perda do equilíbrio com dificuldade em ficar de pé.
b)Síndrome do paleocerebelo – geralmente causado pelo alcoolismo crônico que degenera grande parte do verme causando como sintomas a perda do equilíbrio com dificuldade em caminhar devido a falta de coordenação motora dos membros inferiores (marcha atáxica).
c)Síndrome do neocerebelo – geralmente causado pelo alcoolismo crônico que degenera grande parte dos hemisférios causando como sintomas falta de coordenação motora dos membros superiores.
A síndrome do neocerebelo pode ser avaliada pela:
1.Dismetria – é a dificuldade de julgar distância e amplitude de movimento para atingir um alvo.
2.Decomposição – são movimentos semelhantes à de um robô, ou seja, as articulações se movem em tempos diferentes.
3.Disdiadococinesia – é a dificuldade em realizar movimentos rápidos e alternados.
4.Teste do rebote – serve para observar o reflexo de freio no antebraço.
5.Tremor – se observa que o tremor fica acentuado no final do movimento.
6.Nistagmo – é o movimento oscilatório e rítmico dos olhos.

Bibliografia: 
Chusid JG. Neuroanatomia correlativa e neurologia funcional. Editora Guanabara Koogan. RJ. 1972.

Machado A. Anatomia funcional. Editora Atheneu. RJ. 2000.

Meneses MS. Neuroanatomia aplicada.. Editora Guanabara Koogan. RJ. 2006