Revista eletrônica de Anatomia & Ciências.v.5,n.2,p.1,(Jul-Dez).2015
RELATO DE ESTUDO UTILIZANDO MODELOS ANATÔMICOS PELA TÉCNICA DE BISCUIT
Reported study using the technique of anatomical models Biscuit
Simões,LS.-Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres- FMVZ-USP. simoesls@usp.br
Boldrini,S.C.-Doutora em Ciências Morfofuncionais do ICBUSP
Sasahara,T.-Pós-doutoranda (PNPD-CAPES) do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias- UNESP- Jaboticabal.
Leal,L.M.-Doutorando do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Veterinária da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias- UNESP- Jaboticabal. leonardo.vet@hotmail.com
Machado,M.R.F.-Professor Adjunto III do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias- UNESP- Jaboticabal e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C. marcia.machado@gmail.com.br
Miglino,M.A.-Professor Titular do departamento de anatomia dos animais domésticos e Silvestres FMVZUSP. miglino@usp.br
Resumo
A anatomia possui um conteúdo valioso o, que consiste de
um complexo vasto de conhecimentos que nos familiariza com os mais diminutos
pormenores do maravilhoso organismo Humano, porém o material didático de
Anatomia Humana em instituições particulares de ensino superior é precário
tanto cadavérico como sintético para realização de aulas práticas, o que torna
o aprendizado da mesma complicado, pois a prática é essencial para a
visualização e compreensão das estruturas anatômica. A construção de peças
anatômicas em biscuit pelos próprios alunos sob a orientação do professor
poderá solucionar, pelo menos em parte o problema, permite que os alunos após
amplo conhecimento teórico possam construir a estrutura, e correlacionar
formar, volume e localização, tornando-os agentes protagonistas no aprendizado,
bem como, as aulas práticas mais dinâmicas e interativas, embora não substitua
a utilização da peça anatômica no aprendizado.
Palavras
Chaves: Ensino de Anatomia; Modelos Anatômicos,Biscuit
Abstract
The anatomy has
the valuable content, which consists of a vast
complex of knowledge that familiarizes
us with the most minute details of the wonderful human organism, but the
courseware of Human Anatomy in private institutions of higher education is precarious for both cadaveric
and synthetic realization
practical classes, which makes learning
the same complicated, because the practice is essential to the visualization and understanding of anatomical structures. The
construction of anatomical parts
in biscuit by the students
themselves under the guidance of
the teacher may solve at least
part of the problem, allows students after extensive
theoretical knowledge to build the structure, and correlate form, volume and
location, making them agents
protagonists in learning, as well as the more dynamic and interactive practical sessions, though not replace the
use of anatomical specimens
in learning.
Key words: Teaching Anatomy; Anatomical,
Biscuit models
Introdução
O corpo humano sempre foi objeto de desejo do
conhecimento, mas, nem sempre esteve disponível para o estudo através da
dissecção. A partir do século III a dissecção foi proibida pela Igreja por
considerar um sacrilégio dissecar cadáveres humanos considerando sua alma e
toda questão religiosa envolvendo indivíduo falecido assim os conhecimentos
anatômicos eram obtidos através de dissecções em animais e transportados para
humanos permanecendo até o século XVII.
A partir da Renascença, a dissecção de
cadáveres humanos foi permitida e a disciplina de Anatomia, agora incluída no
currículo médico desenvolveu-se muito durante os séculos seguintes. O estudo da
Anatomia em franco desenvolvimento acarretou a falta de cadáveres que muitas
vezes foi contornada por meio ilícitos, este fato levou muitos países a criar
leis para a doação de cadáveres com fins de estudos e pesquisa.
No Brasil existe a lei federal nº 8501/1992,
que regulamenta a doação dos cadáveres, mas apesar da lei, a escassez do mesmo e
de peças cadavéricas isoladas e ossos é uma constante nos Institutos de Ensino,
bem como a comercialização de materiais sintéticos devido seu alto custo, tal
escassez de material faz com que os responsáveis reflitam sobre o assunto
(Rodrigues,2005).
As aulas teóricas são usadas como
modelo expositivos, cujos principais recursos didáticos utilizados são o quadro
branco, o livro didático e o projetor. Em relação as aulas práticas, podemos
destacar o uso da experimentação em recursos didáticos “alternativos”, como
modelos tridimensionais e materiais pedagógicos. Essas ferramentas, quando bem
selecionadas e utilizadas, viabilizam a construção do conhecimento por parte do
corpo discente e contribuem para a prática docente, bem como para aprendizagem
significativa (Silva, A. A. et al., 2014).
Aperfeiçoar os recursos didáticos
relacionados às aulas teóricas torna-se fundamental para o direcionamento das
ações estimulando a participação do aluno como sujeito ativo na construção do
seu conhecimento, promovendo uma busca ativa por novas informações, o que
contribui na dinâmica do processo de ensino- aprendizagem (Silva et. al.,2008).
A utilização de técnicas anatômicas
e de modelos de materiais alternativos, tais como a modelagem de estruturas é
uma alternativa, tal ferramenta é valiosa para a produção de modelos anatômicos,
com custo baixo e de fácil aquisição, para ser usados no processo de
aprendizagem no estudo de Anatomia Humana (Silveira et al., 2004).
O objetivo desse trabalho foi a
construção de modelos anatômicos em biscuit feito pelos próprios alunos para
serem utilizados em aulas práticas de anatomia dos sistemas circulatório e
nervoso, sob orientação do professor e embasamento teórico, na qual os alunos
relacionou a estrutura, localização, tamanho e o volume no intuito de uma
aprendizagem mais significativa.
Material
e Método
As atividades práticas foram
realizadas em conjunto com o professor e alunos. Inicialmente houve a formação
de grupos para elaborar o modelo anatômico. Após o embasamento teórico
generalidades dos sistemas: nervoso e circulatórios – vasos sanguíneos, o tema
para a construção dos modelos anatômicos foi sorteado pelo professor. Para o desenvolvimento
das atividades práticas cada grupo procedeu a pesquisa bibliográfica do tema
por intermédio de livros didáticos da própria instituição, programas de
softwares de atlas anatômicos e sites que disponibilizam aulas práticas. Para a
construção dos modelos anatômicos foram utilizada, massa de biscuit-FOX em
cores naturais e coloridas, isopor, cola branca, arames, latas, ladrilhos.
Cada grupo construiu o modelo a partir de imagens previamente selecionadas,
discutindo questões relacionadas ao volume, estruturas e proporções. Durante
estas atividades foram confeccionadas peças de telencéfalo, polígonos de Willis,
cerebelo, tronco encefálico, formação do nervo espinal, e distribuições:
arterial e venosa.
Resultados e Discussão
Os modelos anatômicos representaram de forma
clara e correta as estruturas relacionadas com cada peça pré-determinada
anteriormente pelo professor. Durante as atividades foram confeccionadas as
seguintes peças (Figura- 1): distribuição arterial (A), Distribuição venosa
(B); (Figura-2): telencéfalo, vista superior(A), telencéfalo, vista posterior
(B), corte sagital –lobos do telencéfalo (C) corte sagital(D); (Figura-3): Polígono de Willis (A), formação do nervo espinal (B), cérebro, vista
superior(C), tronco encefálico, vista posterior (D), tronco encefálico, vista
anterior (E).
No aspecto educacional busca-se encontrar,
formas lúdicas, estimulando a criatividade, provocando inquietações sobre a
possibilidade de se adquirir métodos alternativos, o qual os alunos poderão se
orientar na construção dos seus próprios modelos anatômicos (Schawartz, 2004).
O uso de peças anatômicas didáticas estimula o interesse dos alunos em
manipulá-las e utilizá-las durante as aulas práticas (Beu et al.,2005). A
participação dos alunos na construção de materiais dinamiza a aula, valoriza o
aluno como agente ativo na construção de seu conhecimento, estimula a
criatividade, exercita habilidades e apresenta o conteúdo de maneira
diferenciada (FORNAZIERO, C. C. et al., 2010).
O material didático de Anatomia Humana em
instituições particulares de ensino tanto cadavérico como sintético é precário
para a realização de algumas aulas praticas em especial, para as aulas de
sistema nervoso, o que torna complicado o aprendizado da mesma sendo que a
pratica e essencial para a visualização e compreensão das estruturas
anatômicas. Entretanto, tal escassez de material faz com que os responsáveis
reflitam sobre uma possível solução (FORNAZIERO, C. C. et al.,2010). Assim, a
construção de pecas anatômicas em biscuit pelos próprios alunos sob a
orientação do professor poderia auxiliar no ensino e solucionar, pelo menos em
parte, o problema, pois o aluno após amplo conhecimento teórico o permitiu
associar volume, tamanho, localização das estrutura, desenvolvendo conceitos
e,uma aprendizagem significativa.
Portanto, que este trabalho sirva de
referência para uma alternativa de material didático ao ensino de Anatomia
Humana, em auxiliar as aulas práticas de docentes em instituições de ensino.
Conclusões:
Constatou-se que é preciso maior investimento, no entanto
é relevante ressaltar que o professor aproveita os materiais disponíveis na
instituição os mantém organizados e preservados, possibilitando durar mais
tempo. A alternativa de utilizar os modelos anatômicos feitos de biscuit permite
que os alunos possam construir a estrutura e, correlacionar forma, volume e
localização, estimulando os sentidos da visão, tornando-os agentes
protagonistas no aprendizado, bem como, as aulas práticas mais dinâmicas e
interativas, embora não substitua a utilização da peça anatômica no
aprendizado.
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Figura 1
Figura 3